12 Avanços da Urologia que Você Precisa Conhecer!

Uso de laser, cirurgia robótica, novos exames de marcadores tumorais e testes genéticos para avaliar o risco de tumores são alguns dos avanços da ciência que vêm revolucionando a medicina. Saiba mais!

Os avanços científicos e tecnológicos que vêm ocorrendo nos últimos anos têm revolucionado a medicina nas áreas da Urologia e Oncologia. E isso se reflete em novos exames, terapias, procedimentos cirúrgicos, equipamentos e pesquisas.
Como exemplo, posso citar a cirurgia robótica, que utiliza a plataforma Da Vinci, a mais conhecida, além de outras novas que começam a ser implementadas com a intenção de democratizar o acesso.
Ainda em relação a equipamentos, há os modernos microscópios cirúrgicos usados para correção de varicocele e reversão da vasectomia e fontes de energia a laser para fragmentação de cálculos ou tratamento da hiperplasia prostática benigna.
Há também novas medicações hormonais para combater o câncer em estado avançado e novas imunoterapias para tratamento de câncer de bexiga e rim.
Os 12 avanços da Urologia que iremos apresentar são:
1- Uso de Microscópio Cirúrgico no Tratamento da Varicocele
2- Uso de Laser no Tratamento da Litíase
3- Aplicações da Biotecnologia na Medicina
4- Enucleação da Próstata com Laser
5- Tratamento da Hiperplasia Prostática com Laser
6- Novos Exames de PSA ou Outros Marcadores Tumorais
7- Terapia Focal no Tratamento do Câncer de Próstata
8- Embolização Arterial Prostática para Tratamento da Hiperplasia
9- Cirurgia Robótica para Próstatas Benignas Muito Grandes
10- Medicamento para Prevenir a Recidiva do Câncer de Rim
11- Neuromodulação para Controle da Incontinência Urinária
12- Testes Genéticos para Avaliar Risco de Tumores

 

1- Uso de Microscópio Cirúrgico no Tratamento da Varicocele

O microscópio cirúrgico permite ampliar a visão do cirurgião, é ergonômico e possibilita o ajuste da lente e do campo de iluminação.
Empregado na microcirurgia de varicocele, ele amplia em 40 vezes as estruturas do cordão inguinal, formado por artérias, veias, vasos linfáticos e canal deferente, evitando lesões que poderiam causar hidrocele, hemorragia e atrofia testicular. Outra vantagem é que o paciente pode ter alta em até 24h.
Além dos procedimentos de correção da varicocele, o microscópio cirúrgico também é utilizado na reversão da vasectomia e em outros tipos de cirurgia, como a de coluna, laringe e transplantes de córnea.

 

2- Uso de Laser no Tratamento da Litíase

A endoscopia com laser Holmium é um dos mais modernos tratamentos da litíase.
Este procedimento minimamente invasivo utiliza fibra óptica para localizar o cálculo e laser para reduzir a pedra em fragmentos inferiores a 1 milímetro, permitindo que sejam expelidos pela urina mais facilmente. É utilizado também para fragmentar cálculos localizados no ureter, que são retirados com baskets especiais.
O uso do laser no tratamento da litíase comparado a outros tipos de cirurgia reduz os riscos, aumenta as taxas de sucesso e permite uma reabilitação mais rápida ao paciente.

 

3- Aplicações da Biotecnologia na Medicina

A biotecnologia é uma área da ciência que desenvolve tecnologias a partir de organismos vivos, com base em processos biomoleculares e celulares.
Inicialmente visava apenas a fabricação de remédios, mas as técnicas se diversificaram e, atualmente, suas aplicações mais importantes estão relacionadas à medicina, à agricultura e ao meio ambiente.
Na medicina, a biotecnologia é empregada na produção de vacinas, insulina, anticorpos e medicamentos, na manipulação de órgãos de animais para transplantes, na pesquisa com células-tronco para fins terapêuticos e na terapia gênica para tratamento de doenças oncológicas, neurológicas e cardiovasculares.

 

4- Enucleação da Próstata com Laser

O tratamento para a hiperplasia prostática benigna pode incluir desde o uso convencional de medicamentos até técnicas mais modernas como a enucleação endoscópica da próstata com laser Holmium (HoLEP).
O que há de revolucionário nesta técnica é que ela pode ser empregada em próstatas grandes, com mais de 80g, o que antes não era possível, além de reduzir o risco de sangramento e o tempo de internação.
Estudos científicos comprovam sua segurança e seus resultados eficazes de médio e longo prazos, comparados aos tratamentos tradicionais.

 

5- Tratamento da Hiperplasia Prostática com Laser

Existem vários tipos de laser e diferentes técnicas para o tratamento da hiperplasia prostática benigna.
O GreenLight ou laser verde é uma das mais novas descobertas da medicina para este tratamento. Seu raio verde vaporiza o tecido prostático com altas temperaturas, promovendo ampla cavitação local e desobstrução da uretra.
A principal indicação do laser GreenLight é para pacientes que fazem uso de anticoagulantes e para portadores de marcapasso cardíaco. Entre suas maiores vantagens estão a perda sanguínea mínima e a internação de apenas 1 dia.

 

6- Novos Exames de PSA ou Outros Marcadores Tumorais

É sabido que o exame de PSA não é perfeito para diagnosticar o câncer de próstata. Por isso, pesquisas realizadas em centros médicos do mundo inteiro têm promovido avanços e novos exames com base em outras formas de PSA ou outros marcadores tumorais foram desenvolvidos.
Estes são alguns deles: Exame PHI, Exame 4Kscore, Exame Progensa, Exame de alteração do gene TMPRSS2-ERG, ExoDx Prostate ou EPI e ConfirmMDx.
Todos estes testes têm suas particularidades sobre o real benefício, mas o maior avanço nos últimos anos para a descoberta dos tumores da próstata foi na qualidade da ressonância magnética, assim como na experiência dos radiologistas especializados.

 

7- Terapia Focal no Tratamento do Câncer de Próstata

Existe um procedimento moderno utilizado no tratamento do câncer de próstata de baixo ou médio risco chamado HIFU, cuja sigla significa ultrassom focalizado de alta intensidade.
Esta técnica aplica energia acústica em um ponto específico, gerando um calor de 98°C que destrói apenas as células cancerígenas. Isso evita que estruturas importantes localizadas ao redor da próstata sejam atingidas pelas ondas ultrassônicas, reduzindo os efeitos colaterais.
Outras de suas vantagens são a rapidez do procedimento e o retorno mais rápido do paciente às atividades normais. Esta técnica só pode ser empregada em casos selecionados de tumores de pouca agressividade e focais.

 

8- Embolização Arterial Prostática para Tratamento da Hiperplasia

A embolização das artérias prostáticas é mais uma opção de tratamento minimamente invasivo para a hiperplasia prostática benigna. Consiste na injeção de microesferas de resina na circulação arterial da próstata, por meio de uma punção na virilha.
Este procedimento gera uma diminuição da irrigação sanguínea na glândula e, como consequência, reduz o tamanho da próstata, melhorando os sintomas urinários causados pela doença.
Algumas das principais vantagens da embolização prostática são: não necessita de internação, pode ser realizada em próstatas de qualquer tamanho e oferece baixo risco de sangramento.
Esta técnica pode ser melhor do que terapias medicamentosas, mas é inferior do que qualquer técnica cirúrgica. Então, ela é uma opção a pacientes que não estão urinando bem, apesar do uso de medicamentos, e não têm condição clínica para fazer uma cirurgia.

 

9- Cirurgia Robótica para Próstatas Benignas Muito Grandes

O tratamento para hiperplasia prostática benigna varia de acordo com a intensidade dos sintomas, o tamanho da próstata e as condições de saúde do paciente.
No caso de próstatas muito grandes, com mais de 100g, a prostatectomia simples é indicada para remoção da parte central da próstata.
Uma das técnicas mais modernas e menos invasivas utilizadas, em comparação com a cirurgia tradicional, é a cirurgia laparoscópica assistida pelo robô Da Vinci. O detalhamento da imagem, a precisão dos instrumentos e os cortes mínimos proporcionam menos complicações e melhor recuperação pós-operatória aos pacientes, com menos sangramento e menor tempo de sonda.

 

10- Medicamento para Prevenir a Recidiva do Câncer de Rim

O estudo KeyNote-564 é o primeiro estudo de fase 3 de imunoterapia adjuvante para pacientes com câncer renal, os quais possuem risco intermediário ou alto de recidiva após a nefrectomia, que obteve resultado positivo.
A pesquisa com 30 meses de acompanhamento mostrou que o imunoterápico Pembrolizumabe reduziu em 32% o risco desse tumor voltar. Foi a primeira vez que se conseguiu prevenir a recidiva no rim.
Estes dados contribuíram para a aprovação regulatória do medicamento como terapia adjuvante no tratamento do câncer renal. Hoje, ele já é aprovado no Brasil para um tipo de câncer de pulmão e para o melanoma.

 

11- Neuromodulação para Controle da Incontinência Urinária

A neuromodulação é um tratamento baseado na estimulação elétrica dos nervos para melhorar o funcionamento de algum órgão. A incontinência urinária é um distúrbio que se beneficia deste tratamento.
Sabendo-se que a comunicação neurológica é essencial para o funcionamento da bexiga, a incontinência necessita de estímulos para ser tratada. Isso é feito por meio do implante de um eletrodo conectado a um gerador, que proporciona estímulo elétrico de baixa voltagem aos nervos.
A neuromodulação é um tratamento minimamente invasivo, indicado para pacientes que não melhoram com medicamentos e fisioterapia.

 

12- Testes Genéticos para Avaliar Risco de Tumores

Outro grande avanço na área da Oncologia é a realização de testes genéticos para avaliar o risco de tumores.
Como se sabe, o câncer é resultado de uma mutação genética. Então, estes testes permitem investigar a predisposição hereditária para o desenvolvimento de alguns tipos de tumores.
Existem dois tipos de teste: o germinativo e o somático. O teste germinativo procura anormalidades genéticas hereditárias em todas as células do corpo, que podem afetar o risco de uma pessoa desenvolver câncer, e o teste somático busca anormalidades no DNA das células cancerígenas. O primeiro é útil para identificar os riscos de outros membros da família e o segundo, para determinar o tratamento de uma pessoa já diagnosticada com o câncer.

 

Você acabou de ver 12 avanços na área da Uro-Oncologia que têm melhorado as condições de vida de muitos pacientes, mas muitos outros ainda estão por vir.
Todo ano a medicina apresenta novas pesquisas e descobertas, gerando grandes inovações que podem impactar no tratamento de doenças de maior ou menor gravidade. Faça também a sua parte! Visite seu médico regularmente e mantenha seus exames sempre em dia!

Agendar Consulta