12 Hábitos que Previnem o Câncer

Ao adotar pequenas mudanças em seus hábitos do dia a dia, você pode prevenir ou minimizar o risco de desenvolver um câncer no organismo. Saiba quais são eles!

 

Estudos recentes mostram que de 30% a 40% dos casos de câncer são causados por maus hábitos de vida, como o consumo abusivo de álcool, o tabagismo e a alimentação inadequada.

O lado bom disso é que a adoção de hábitos saudáveis no estilo de vida, como a alimentação mais equilibrada, a prática de atividades físicas e a atenção à saúde, pode prevenir e diminuir o risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

Neste texto, nós vamos falar sobre 12 hábitos que ajudam a prevenir o câncer.
1- Não fumar
2- Não Consumir Bebidas Alcoólicas em Excesso
3- Fazer Sexo Seguro
4- Evitar Excesso de Açúcar
5- Evitar Alimentos Ricos em Sódio e Conservantes
6- Praticar Atividades Físicas Diariamente
7- Ficar Atento à Saúde
8- Fazer Check-ups Anuais
9- Controlar o Peso
10- Tomar Vacina Contra HPV
11- Evitar Fast-foods
12- Não Utilizar Suplementos Alimentares

 

1- Não fumar

Você sabia que uma das principais causas do câncer no mundo pode ser evitada? Sim! E o responsável por esta estatística é o tabagismo.
Você sabia que quem fuma tem 3 vezes mais chances de ter câncer de bexiga? A bexiga sofre o efeito de mais de 5 mil substâncias químicas, muitas delas carcinogênicas, ou seja, que estão relacionadas ao processo de formação do câncer.
Quando inaladas, essas substâncias entram na corrente sanguínea, após serem filtradas nos rins, permanecem na urina e danificam o revestimento da bexiga, aumentando as chances do surgimento de um câncer.
Apesar das pessoas acharem que o narguilé faz menos mal do que o cigarro, ele também utiliza tabaco, que contêm as tais substâncias cancerígenas.

 

2- Não Consumir Bebidas Alcoólicas em Excesso

O consumo de álcool em excesso está relacionado ao surgimento de vários tipos de tumores, principalmente o de fígado. Isso se dá porque o nosso organismo metaboliza o etanol em acetaldeído, alterando o DNA e originando células cancerígenas.
Vale destacar que o álcool também potencializa os efeitos do tabaco, influenciando no desenvolvimento de outros cânceres.
E aqui vai uma curiosidade! Segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, duas doses diárias de álcool aumentam significativamente o risco para o câncer de mama.

 

3- Fazer Sexo Seguro

Desde o surgimento da AIDS nos anos 1980, a prática do sexo seguro, com o uso de preservativos, vem sendo indicada no mundo todo para prevenir diversas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
O que nem todo mundo sabe é que ela também ajuda a prevenir alguns tipos de câncer causados pelo vírus HPV, como o câncer de pênis, de colo de útero e de orofaringe. Por isso, pratique o sexo seguro sempre!

 

4- Evitar Excesso de Açúcar

Uma alimentação rica não só em açúcar, mas também em gorduras saturadas, alimentos ultraprocessados e refinados, pode estar associada ao aparecimento do câncer. Por outro lado, frutas, legumes e verduras são ricos em fibras e protegem contra esta doença.
Já se sabe também que o aumento da gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico, que estimulam a proliferação celular, inibindo a apoptose.
A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, da Organização Mundial de Saúde, realizou uma avaliação que concluiu que o peso corporal adequado contribui para a redução do risco de desenvolver 13 tipos de câncer.

 

5- Evitar Alimentos Ricos em Sódio e Conservantes

Alimentos processados e ultraprocessados são alimentos industrializados que utilizam conservantes para aumentar o seu prazo de validade.
Fazem parte deste grupo os embutidos, como mortadela, presunto, salame, bacon e salsicha, além de enlatados, conservas, concentrados, doces em calda e outros.
Estes alimentos são ricos em uma substância chamada nitrosamina, que causa o câncer. Por isso, procure consumir mais produtos naturais e evite os processados!

 

6- Praticar Atividades Físicas Diariamente

É sabido que as atividades físicas fazem bem ao organismo, produzem sensação de bem-estar e melhoram a qualidade de vida. Mas você sabia que elas também protegem contra o câncer?
Pois é, os exercícios aeróbicos têm a capacidade de diminuir a circulação das citocinas pró-inflamatórias em nosso organismo, que contribuem para a formação do câncer.
Baseada nesta informação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana. Adote este hábito saudável em seu dia a dia!

 

7- Ficar Atento à Saúde

Esta parece ser uma recomendação meio óbvia, porém, se levarmos em consideração que 30% dos homens não têm o hábito de ir ao médico, ela se torna muito importante.
Geralmente, o corpo dá sinais quando há algum problema, inclusive nos casos de câncer. Por isso, precisamos estar sempre atentos com a nossa saúde e realizar o autoexame, a fim de detectar a presença de caroços estranhos, endurecimento, aumento de volume, ínguas, manchas na pele ou outros sinais.
Durante o autoexame, se você encontrar algo incomum, não hesite e procure um médico imediatamente!

 

8- Fazer Check-ups Anuais

O check-up médico pode ser feito em qualquer fase da nossa vida, mas a partir dos 40 anos ele se torna quase obrigatório, pois é quando o corpo começa a apresentar mudanças e muitas doenças aparecem.
Existem alguns exames médicos fundamentais para a detecção de um câncer em homens e mulheres, como por exemplo a mamografia para o câncer de mama e o PSA para o câncer de próstata, além da colonoscopia em todos os pacientes, mas só o check-up anual pode auxiliar na descoberta precoce.
Para prevenir o surgimento de um câncer, adote em sua rotina uma visita anual ao médico e mantenha seus exames sempre em dia!

 

9- Controlar o Peso

A obesidade ocupa a segunda posição entre as causas mais prováveis de câncer, só perdendo para o tabagismo. Ela eleva a quantidade de insulina no organismo, um hormônio que aumenta o metabolismo e a duplicação celular, podendo desencadear tumores.
O tecido gorduroso também produz hormônios femininos (estrogênio e progesterona), fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, sobretudo em mulheres obesas na pós-menopausa.
O terceiro fator importante é a inflamação crônica. A obesidade desencadeia a produção de algumas citocinas (proteínas excretadas pelas células), que deixam a pessoa em um permanente estado inflamatório, o que aumenta o risco de câncer.

 

10- Tomar Vacina Contra HPV

O HPV é um vírus sexualmente transmissível muito comum na população mundial, que pode aumentar o risco de desenvolvimento de um câncer.
Os tipos 16 e 18 do vírus, contemplados na vacina, são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, 40% a 50% dos cânceres vulvares, 70% dos cânceres vaginais, 85% dos casos de câncer anal, 50% dos cânceres de pênis e 40% dos cânceres de cabeça e pescoço.
Por isso, a vacina contra o HPV é indicada para meninas a partir dos 9 anos e para meninos a partir dos 11. Pessoas que já iniciaram a atividade sexual também podem se beneficiar da proteção por não terem sido expostas a todas as cepas do vírus. Converse com o seu médico!

 

11- Evitar Fast-foods

Nós já falamos aqui outras vezes sobre a importância de se manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais, porque estes alimentos são ricos em fibras e protegem o intestino contra o câncer.
Por outro lado, alimentos processados são ricos em gordura, amido e açúcar. E neste grupo estão os fast-foods, com uma variedade de pratos pré-preparados, lanches, sobremesas e doces confeitados, que devem ser evitados ao máximo.

 

12- Não Utilizar Suplementos Alimentares

É comum familiares e amigos recomendarem o uso de suplementos vitamínicos para prevenir ou minimizar os efeitos de um câncer, mas estudos recentes em portadores da doença mostraram que nenhum suplemento nutricional melhora o prognóstico ou a sobrevida dos pacientes.
O consenso entre os profissionais de saúde, entre eles a Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), é que as necessidades nutricionais sejam plenamente atendidas com uma dieta saudável, fracionada e variada.
A ASCO orienta aos profissionais de saúde que, antes deles prescreverem suplementos, façam todo o esforço necessário para que os nutrientes sejam obtidos por meio da alimentação.

 

Como vimos até aqui, apesar de até 40% dos casos de câncer serem causados pelos nossos hábitos de vida, e não por causas genéticas ou exposição a produtos químicos, este panorama pode ser mudado com uma simples alteração em nosso estilo de vida.

É possível prevenir e evitar diversos tipos de câncer com a adoção de uma vida mais saudável, que inclua bons hábitos alimentares e comportamentais, e a inclusão de check-ups médicos anuais em nosso cotidiano.

Você tem cuidado de sua saúde? Já fez seu check-up este ano? Que tal marcar uma consulta hoje mesmo?

Agendar Consulta