5 Fatos que você desconhece sobre a Saúde do Homem

Estes fatos estão relacionados aos cânceres de próstata, pênis, testículo, rim e bexiga. Saiba mais e previna-se!

 

Novembro já se consolidou no calendário como o mês de conscientização da população masculina sobre a importância da realização de exames preventivos e dos cuidados com sua saúde. No entanto, muita gente ainda desconhece alguns fatos que podem afetá-la.

Neste artigo, vamos apresentar 5 fatos que talvez você desconheça e que estão relacionados aos cânceres de próstata, pênis, testículo, rim e bexiga.

1- Qual a diferença entre Prostatite, Hiperplasia Prostática e Câncer de Próstata?
2- Câncer de Pênis pode levar a amputação?
3- Atividade física causa câncer de testículo?
4- Pedras nos rins podem causar câncer renal?
5- Agricultores sofrem mais risco de ter câncer de bexiga?

 

1- Qual a diferença entre Prostatite, Hiperplasia Prostática e Câncer de Próstata?

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, cuja função é produzir e armazenar o líquido prostático que forma o sêmen. Existem três doenças que podem afetá-la: a prostatite, a hiperplasia prostática e o câncer de próstata.
A prostatite aguda é uma inflamação súbita causada por bactérias da bexiga ou da uretra que migram pra próstata, provocando seu inchaço e sintomas como dor ao urinar, queimação, mal cheiro na urina e até febre e calafrios.
A hiperplasia prostática benigna é o aumento natural da próstata, decorrente da idade e outros fatores, que leva à obstrução da uretra, reduzindo o fluxo urinário e a capacidade de esvaziar a bexiga.
E o câncer de próstata é o crescimento anormal e desordenado das células da próstata. Sua evolução é silenciosa e, quando os sintomas começam a aparecer, a doença já está em estágio avançado. Entre eles estão a sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente, urinar em gotas ou em jatos sucessivos, a necessidade de fazer força para manter o jato, dor nas costas ou na pélvis e outros.
Como a incidência destas três doenças aumenta de acordo com a idade, recomenda-se que homens a partir dos 50 anos façam exames preventivos.

 

2- Câncer de Pênis pode levar a amputação?

Parece inacreditável, mas por falta de informação e de higiene, mais de 500 brasileiros sofrem amputação parcial ou total do pênis anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde.
A simples limpeza com água e sabão, principalmente sob o prepúcio, já é suficiente para evitar infecções causadas por fungos, bactérias e pelo vírus HPV.
Pequenas feridas na glande que não somem com pomadas são o principal sinal do câncer de pênis. E a demora para buscar atendimento médico é a responsável por tantas amputações.
A incidência é maior em homens com mais de 50 anos. Fique atento!

 

3- Atividade física causa câncer de testículo?

Apesar de vários atletas de alto rendimento terem apresentado diagnóstico de câncer de testículo recentemente, a atividade física não é um fator de risco para esta doença, e sim a idade.
O câncer de testículo tem maior incidência em jovens entre 15 e 34 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o tumor de testículo representa apenas 5% de todos os casos de câncer entre homens no Brasil.
Seus principais sintomas são: nódulo pequeno e duro, aumento ou diminuição dos testículos, sensação de peso no escroto, crescimento da mama e dor lombar.
Faça o autoexame dos testículos e busque assistência médica quando necessário!

 

4- Pedras nos rins podem causar câncer renal?

Embora algumas pessoas pensem isso, cálculo renal e câncer renal são duas doenças bem diferentes, que não influenciam uma na outra.
Cálculo renal é uma aglomeração de pequenos cristais de minerais e sais ácidos solidificados, que formam pedrinhas e se alojam nos rins. O câncer de rim é o crescimento desordenado de células anormais no rim. A única coisa que têm em comum é que ambos ocorrem nos rins.
Os cálculos são mais frequentes em homens na faixa etária dos 20 aos 40 anos e o câncer renal na faixa dos 50 aos 70 anos.
Visite um urologista regularmente e mantenha sua saúde sempre em dia!

 

5- Agricultores sofrem mais risco de ter câncer de bexiga?

O uso indiscriminado de pesticidas na agricultura gera intoxicação por agrotóxicos. Um dos fatores que aumentam o risco para o câncer de bexiga é a exposição a compostos químicos diversos, como agrotóxicos, benzeno, óleos, petróleo, tintas e outros.
É por isso que trabalhadores do agronegócio, da construção civil, fundição, mineração, siderurgia e indústria têxtil correm maior risco de desenvolver esta doença.
Estes compostos químicos promovem uma mutação no DNA das células saudáveis, originando tumores e auxiliando em seu crescimento. Use equipamentos de proteção sempre e consulte um médico regularmente!

 

Segundo o IBGE, os homens têm uma expectativa de vida 7 anos menor do que as mulheres, devido ao descuido com a própria saúde.

E como você leu neste texto, fatos relacionados a algumas doenças graves são desconhecidos ou não recebem a devida atenção do homem, aumentando estas estatísticas. Por isso, fique atento à sua saúde e consulte um urologista regularmente!

Agendar Consulta