Quero fazer vasectomia, como é?

A vasectomia é um procedimento de controle de natalidade permitido por lei brasileira para homens com mais de 20 anos ou dois filhos, sem necessidade de consentimento do cônjuge.

 

Indicada para homens que não desejam mais ter filhos e que tenham dificuldade na adequação do uso de outros métodos anticoncepcionais. Essa decisão, muitas vezes tomada em conjunto, representa uma escolha responsável para planejar a família.

 

Procedimento

O procedimento em si interrompe a passagem dos espermatozoides, mas não afeta a potência sexual, produção de testosterona ou questões urinárias.
Realizado em centro cirúrgico com sedação leve e anestesia local, é indolor. A incisão no escroto é mínima, apenas 2 cm, suficiente para seccionarmos os canais deferentes, tubos que levam os espermatozoides produzidos nos testiculos para próstata, antes de serem ejaculados.
Ao término do procedimento, um curativo impermeável é aplicado, a ser mantido por 2-3 dias.

 

Pós-operatório

A alta é dada no mesmo dia, 2 horas após o término da cirurgia. No pós-operatório, medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos simples são prescritos. Recomenda-se aplicar gelo na região por dois dias para acelerar a recuperação. Embora o retorno ao trabalho seja possível no dia seguinte, atividades de alto impacto devem ser evitadas por 5 dias, incluindo corrida, bike, musculação, natação e esportes de contato.

 

É importante destacar que, mesmo após a vasectomia, há a possibilidade de engravidar, pois os espermatozoides já produzidos precisam ser eliminados. Isso, com segurança, ocorre após 25 ejaculações. A liberação completa do paciente só ocorre após um espermograma de controle, garantindo eficácia no procedimento.

Agendar Consulta