Tudo o que você precisa saber sobre Cirurgia Robótica

 

A cirurgia robótica é um procedimento médico realizado com o auxílio de um robô, que proporciona maior precisão do que a cirurgia tradicional. Suas principais vantagens são a recuperação mais rápida, menos dor no pós-cirúrgico e o menor tempo de internação.

 

 

A cirurgia robótica é uma técnica moderna para a realização de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, com significativas vantagens sobre as cirurgias convencionais.

O primeiro robô Da Vinci chegou ao Brasil há pouco mais de 10 anos e esta modalidade cirúrgica vem se tornando padrão de tratamento em muitas especialidades médicas, principalmente na Urologia e na Ginecologia.

O Da Vinci é um grande aliado nas cirurgias em que os espaços são limitados ou em que é necessário o detalhamento do órgão explorado.

Neste texto iremos tratar dos principais tópicos relacionados à cirurgia robótica e sua aplicação na Urologia.

– Sistema de Cirurgia Roboticamente Assistida
– Diferenças entre Cirurgia Robótica e Laparoscópica
– Vantagens da Cirurgia Robótica
– Aplicações da Cirurgia Robótica na Urologia
– Prostatectomia Robótica
– Cistectomia Robótica
– Nefrectomia Robótica
– A Cirurgia Robótica é Segura?

 

Sistema de Cirurgia Roboticamente Assistida

O sistema de cirurgia roboticamente assistida é composto basicamente de três elementos principais: o console do cirurgião, o robô cirúrgico e um rack composto pelo sistema de laparoscopia.

O console do cirurgião é o centro de controle do sistema, que promove uma interface entre os comandos do cirurgião e os braços do robô. O rack do sistema de laparoscopia é que gera a imagem de vídeo e a projeta no console. E o robô consiste em uma plataforma, que permanece ao lado da mesa de cirurgia, composta por braços mecânicos que sustentam os instrumentais cirúrgicos e o endoscópio.

 

Diferenças entre Cirurgia Robótica e Laparoscópica

A cirurgia laparoscópica é realizada com um laparoscópio, que é conectado a uma fonte de luz de fibra óptica de alta intensidade e a uma câmera de vídeo de alta resolução, e os instrumentos cirúrgicos são inseridos no paciente através de pequenas incisões.

A cirurgia robótica utiliza um robô, conectado a uma câmera 3D que amplia as imagens em até 20 vezes, cujos braços mecânicos são operados à distância pelo médico, eliminando tremores e com movimentos mais precisos.

Em relação à cirurgia tradicional, que envolve um corte de vários centímetros na área a ser operada, a cirurgia laparoscópica e a cirurgia robótica são bem menos invasivas, possuem alta precisão e benefícios pós-operatórios.

 

Vantagens da Cirurgia Robótica

São muitas as vantagens da cirurgia robótica, principalmente se comparada à cirurgia tradicional. Além de oferecer mais segurança, ela proporciona maior precisão cirúrgica, devido à câmera 3D e aos movimentos robóticos mais controlados, e melhor alcance a lugares que seriam inacessíveis a mãos humanas.

Entre as vantagens perceptíveis aos pacientes estão:

– Menos perda de sangue;
Menos dor no pós-cirúrgico, por não haver grande trauma abdominal;
– Melhor cicatrização, devido às incisões cirúrgicas menores;
– Menor tempo de hospitalização e retorno mais rápido às atividades normais.

Do ponto de vista do médico, o sistema de cirurgia roboticamente assistida:

– Oferece melhor ergonomia, já que ele fica sentado em posição confortável, o que ajuda nas cirurgias mais longas;
– É mais intuitivo, pois o robô reproduz movimentos similares aos do cirurgião, ao contrário do que ocorre na cirurgia laparoscópica tradicional, em que os comandos são invertidos;
– Proporciona uma visão tridimensional ao médico, tornando as cirurgias mais precisas.

 

Aplicações da Cirurgia Robótica na Urologia

Há mais ou menos vinte anos, a cirurgia robótica revolucionou completamente a história da cirurgia moderna e hoje é empregada com muitas vantagens em diversos procedimentos cirúrgicos urológicos e ginecológicos.

Como exemplo, podemos citar:

Prostatectomia: retirada total ou parcial da próstata;
Nefrectomia: retirada total ou parcial de um rim;
Pieloplastia: tratamento na junção do rim com o ureter;
Adrenalectomia: retirada de uma ou ambas as glândulas suprarrenais;
Cistectomia: retirada total ou parcial da bexiga.

 

Prostatectomia Robótica

A prostatectomia radical robótica é um tratamento cirúrgico para o tipo de câncer que mais afeta os homens e consiste na remoção completa da próstata com o auxílio de um robô.

Ao contrário da cirurgia aberta tradicional, a cirurgia robótica exige apenas quatro ou cinco pequenas incisões no abdome do paciente, por onde são inseridos um endoscópio de alta precisão e instrumentos cirúrgicos especializados.

Sentado em um console próximo ao paciente, o cirurgião opera esses instrumentos robóticos de forma precisa e segura. A recuperação da cirurgia robótica é mais rápida, porém o paciente deverá seguir as orientações de seu urologista para reduzir complicações.

 

Cistectomia Robótica

O câncer de bexiga é o segundo tumor do trato urinário mais comum entre os homens e o seu tratamento envolve a retirada parcial ou total da bexiga, chamada cistectomia. Nas mulheres, na maioria das vezes, este procedimento inclui a retirada de órgãos próximos como o útero e ovários e, nos homens, a próstata e vesículas seminais.

A cistectomia é realizada através de pequenos furos no abdome, por onde são introduzidas as pinças robóticas e uma câmera 3D e por onde a bexiga é retirada em bloco com os outros órgãos. A reconstrução da bexiga, que antes era feita fora do corpo, agora também é realizada pela plataforma robótica.

 

Nefrectomia Robótica

A cirurgia robótica para câncer de rim, ou nefrectomia robótica, é a cirurgia de remoção total ou parcial do rim assistida por robô. Ela é mais uma das muitas aplicações do robô na medicina e sua acurácia permite a remoção apenas do tumor, preservando o restante do rim.

Essa técnica é tão eficaz quanto a cirurgia aberta tradicional, porém gera menor tempo de internação, uma recuperação mais rápida, menos dor no pós-cirúrgico, menos sangramento e menor taxa de complicação.

 

A Cirurgia Robótica é Segura?

Esta é uma dúvida comum que as pessoas têm quando se fala em cirurgia realizada com auxílio de um robô, mas que não tem razão de ser. Veja por quê!

A cirurgia robótica é um procedimento totalmente seguro, porque o robô não faz nada sozinho. Diante de qualquer ação imprevista do cirurgião, como afastar o rosto da tela de controle, por exemplo, ele aciona um comando de segurança que para automaticamente a máquina, evitando acidentes com o paciente.

Além disso, as cirurgias robóticas seguem um protocolo de checagem dos itens de segurança a cada uma hora durante o procedimento. E para ser habilitado para realizar cirurgias robóticas, o médico especialista precisa fazer cursos de formação e de atualização constantes.

 

Agora que você já sabe tudo o que precisa saber sobre cirurgia robótica, compartilhe esta informação com quem também precisa! E se você vai fazer um procedimento cirúrgico, mas ainda tem muitas dúvidas sobre a cirurgia robótica ou quer ouvir a opinião de outro especialista, agende uma consulta comigo!

Agendar Consulta