Urgências Urológicas

As urgências urológicas, como o próprio nome já diz, são ocorrências urológicas que demandam um atendimento urgente. Elas representam quase um terço do total de atendimentos de Urologia e podem ser mais ou menos graves. Por isso, a avaliação do potencial de gravidade deve ser feita imediatamente. Além do exame clínico, exames laboratoriais e de imagem podem ser necessários. Conheça as principais ocorrências!

CÓLICA RENAL

Uma das urgências urológicas mais comuns é a cólica renal, que ocorre pela migração do cálculo que se formou no rim para o ureter, obstruindo a passagem da urina. Quando a cólica surge, o paciente deve procurar um atendimento de urgência.

ISTs

As Infecções Sexualmente Transmissíveis podem se manifestar na forma de irritações, pruridos, úlceras, feridas ou secreções e devem ser tratadas com urgência, a fim de se interromper a cadeia de transmissão.

ESCROTO AGUDO

As causas mais frequentes do Escroto Agudo são as orquiepididimites e a torção testicular. Muito comum em crianças e adolescentes, necessita de diagnóstico rápido e, em alguns casos, de cirurgia de urgência para a preservação do testículo e de suas funções.

INFECÇÕES URINÁRIAS

Bastante comum nas mulheres, as infecções urinárias são causadas por bactérias no trato urinário. A infecção na bexiga possui tratamento simples na maioria das vezes, porém, a infecção nos rins necessita de avaliação urgente e tratamento imediato.

RETENÇÃO URINÁRIA AGUDA

A Retenção Urinária Aguda é uma obstrução inesperada que impossibilita a eliminação total da urina, causando dor. O tratamento de urgência indicado é a sondagem vesical, que provoca o esvaziamento da bexiga por meio de uma sonda.

PRIAPISMO

O Priapismo é uma doença caracterizada pela ereção prolongada e dolorosa, que pode durar várias horas e ocorrer sem nenhum estímulo sexual. Se o tratamento não for iniciado imediatamente, há um grande risco de ocasionar disfunção erétil.

PARAFIMOSE

A Parafimose é ocasionada quando o prepúcio é retraído, mas não volta à posição normal, causando inchaço da glande e dor. Neste caso, o paciente deve ser encaminhado ao serviço de urgência para evitar infecções e necrose do tecido peniano.

SÍNDROME DE FOURNIER

A Síndrome de Fournier, ou Gangrena de Fournier, é uma doença bacteriana infecciosa rara e grave, que leva à necrose do tecido lesionado na região perineal e genital. Apesar de possuir uma progressão muito rápida e oferecer risco de morte, tem cura.

FRATURA DE PÊNIS

A fratura peniana é uma emergência urológica rara, definida como a ruptura da túnica albugínea do corpo cavernoso, causada por trauma no pênis ereto. Para prevenir complicações tardias, como disfunção erétil e deformidades, a cirurgia imediata é o tratamento indicado.

HEMATÚRIA

Hematúria, ou sangue na urina, é a ocorrência de uma presença anormal de glóbulos vermelhos na urina. Possui várias causas, mas pode ser também um sintoma de tumores do aparelho urogenital. Por isso, requer uma investigação de urgência.

Agendar Consulta